O que acontece quando decidimos mudar?
- Andrëa Färia
- 20 de jul. de 2021
- 3 min de leitura

O que acontece conosco na maioria das vezes que decidimos que precisamos mudar ou que a vida nos pede uma mudança?
A RESISTÊNCIA aparece.
A sua mente trabalha na zona de conforto, a sua e a de todo mundo, essa é a forma da mente funcionar. Você não pode mudar a forma que sua mente trabalha, mas você pode mudar o conteúdo que tem nela.
A sua mente sempre vai funcionar olhando pro passado, buscando uma referência de quem ela já foi e do que ela já fez. Ela sempre vai buscar o conhecido e sempre vai temer o novo.
Isso significa que você sempre vai repetir o que aconteceu no seu passado? Não
Por que você pode mudar o conteúdo do que aconteceu no seu passado, você pode ressignificar as emoções geradas nas suas experiências do passado. Você pode mudar o seu olhar sobre as suas recordações do passado.
Ela continuará olhando para o passado buscando uma forma de agir no presente mas o seu passado não estará mais da mesma forma. Você olhará para as situações de forma diferente portanto vai agir no seu futuro de forma diferente.
Nosso subconsciente guarda todas nossas informações do passado, o fluxo de pensamentos descontrolados da nossa mente racional impede que acessemos essas informações, mas elas estão ali arquivadas. Toda vez que se apresenta para nós uma situação no presente, nossa mente volta nessas memórias e informações do passado para ter uma referência de como agir e age a partir disso.
Então quando você tem um problema com seu trabalho, por exemplo, pode ter certeza que o problema não é com o seu trabalho. É com o seu passado que de alguma forma está interferindo no seu presente e como reflexo está causando um problema no seu trabalho.
Quer ver uma coisa? Pensa nesse ou nesses sentimentos que esse teu problema te gera. Agora pensa se você já sentiu isso antes alguma vez. Aposto que já! É uma raiva? Um ódio? Uma insegurança?
Pensa em uma experiência atual com alguém que você se relaciona, é o amigo ou amiga, a colega de trabalho, o companheiro/companheira. Agora pensa no que te incomoda nessa situação. Pensa se é a primeira vez que isso te incomoda? Aposto que essa situação já aconteceu antes com você. O problema não é a situação e sim os sentimentos e emoções mal resolvidos que continuam se reproduzindo até hoje na sua vida, só mudam as pessoas envolvidas.
E sabe porque você não muda isso? Porque para a sua mente isso é o normal, mais do velho, mais do passado, mais do conhecido. Mesmo que esse conhecido seja horrível? SIM!
Mesmo que me machuque, que me faça sofrer. Porque? Porque pelo menos eu já conheço, já sei como é, já desenvolvi uma maneira de lidar com isso. O novo? O novo pode ser pior, posso sofrer mais. Infinitas possibilidades que eu não posso controlar, que eu nem sei o que é. O velho, pelo menos eu tenho a ilusão de que tenho algum controle sobre isso.
A nossa mente tem medo de mudar porque tem medo do desconhecido, ela prefere viver no passado.
Nos atendimentos quando estamos chegando perto das crenças, é normal que algumas coisas aconteçam no externo, vizinhos, latidos, alguém batendo na porta. Essa é uma forma do subconsciente manifestar a resistência a mudança, quando estamos nos aproximando da mudança o subconsciente cria situações para dispersar a atenção, evitar mudar.
Nós somos literalmente um reflexo do nosso interior.
Comentários